Aprenda as posições essenciais do clarinete

Aviso de divulgação: este conteúdo inclui links de afiliados. Ao clicar ou realizar uma compra, o blog poderá receber uma compensação.

Este guia consiste em demonstrar as posições essenciais do clarinete. Começando pelo mi grave (primeira nota do clarinete), vão sendo demonstradas as posições com imagens, até ao mi agudo. É de referir que há mais posições para além do mi agudo, mas neste guia vamos focar nas posições essenciais, visto que para alunos mais em iniciação o mi agudo já é considerada uma nota de execução mais difícil do que as notas do registo médio e grave.

Se tiver interesse pode, para além da leitura, responder a um quiz de 6 questões sobre posições do clarinete. O link para aceder é Quiz sobre posições de clarinete.

A imagem a seguir ilustra a posição do mi grave. Consiste em tocar com todos os orifícios tapados, juntamente com uma chave do lado esquerdo e outra do lado direito, como demonstrado a seguir. É de referir que em determinadas posições existem posições alternativas, mas neste guia vamos demonstrar apenas uma posição para cada nota.

Mi grave no clarinete

Para tocar o fá grave é suficiente levantar a chave do lado esquerdo do mi grave. A imagem a seguir ilustra essa posição.

Fá grave no clarinete

O fá sustenido consiste em tapar todos os orifícios e utilizar, por exemplo, a chave do lado esquerdo da mão esquerda, como ilustrado a seguir.

Fá# grave no clarinete

O sol grave consiste em tocar com todos os orifícios tapados, sem acrescentar nenhuma chave. Já para o sol sustenido é acrescentada ao sol a chave do lado direito da mão direita, como ilustrado a seguir.

Sol# grave no clarinete

A nota lá grave é tocada da seguinte forma:

Lá grave no clarinete

Já para o si bemol grave, basta levantar o dedo médio da mão direita em relação ao lá grave. O si grave é tocado da seguinte forma:

Si grave no clarinete

O dó grave é formado apenas com a mão esquerda a tapar os orifícios. De seguida, o dó sustenido é constituído pela posição do dó grave, acrescentado a chave que está na base da mão esquerda. O ré é representado com os dois dedos superiores da mão esquerda, acrescentando também o orifício que está na parte de trás do instrumento, no corpo superior. A nota mi está representada a seguir.

Mi no clarinete

A nota fá é tocada apenas com o orifício da parte de trás do instrumento, e o fá sustenido, do primeiro espaço na pauta musical, pode ser tocado da seguinte forma:

Fá sustenido no clarinete

A nota sol, da segunda linha da pauta musical, é tocada sem a colocação de dedos em qualquer orifício ou chave. Já para o sol sustenido utiliza-se apenas uma chave, como demonstrado na figura seguinte.

Sol# no clarinete

A nota lá, posteriormente, corresponde à colocação de apenas uma chave, a chave que está ao lado do sol sustenido.

Nota lá no clarinete

O si bemol é representado com a chave de lá, mencionada anteriormente, e com a chave situada na parte de trás do corpo superior.

A nota si, do registo médio, corresponde à posição do mi grave com o auxílio da chave situada atrás no corpo superior. Apartir daqui, e de forma ascendente na escala cromática, tocamos até ao dó agudo sempre com o auxílio da chave de trás do instrumento. Ou seja, o si do registo médio, corresponde ao mi grave mais a chave mencionada, o dó do registo médio corresponde ao fá grave, acrescentando sempre a chave de trás do clarinete. Seguindo esta sequência, o dó sustenido corresponde a posição de fá sustenido grave mais a chave. Por esta ordem, vamos chegar ao dó agudo, que é tocado da seguinte forma:

Dó agudo no clarinete

As próximas posições apresentam características específicas. O dó sustenido agudo é tocado da seguinte maneira:

Dó# agudo no clarinete

Já para tocar o ré agudo, há uma alteração em relação ao dó sustenido.

Ré agudo no clarinete

Para tocar o ré sustenido agudo, basta acrescentar um dedo em relação ao ré agudo, ou seja, a chave que está na mão direita entre os orifícios. O mi agudo é representado da seguinte forma:

Mi agudo no clarinete

Se o leitor já domina bem as posições essenciais do clarinete e está num patamar mais avançado na sua trajetória, talvez tenha interesse em ver o seguinte ebook: Guia avançado para a tua carreira musical – domina a indústria da música e maximiza o teu sucesso.

Deixe um comentário