Aviso de divulgação: este conteúdo inclui links de afiliados. Ao clicar ou realizar uma compra, o blog poderá receber uma compensação.
Neste artigo, mais focado para iniciantes, é apresentada a montagem do clarinete. A montagem é constituída pela campânula, corpo inferior, corpo superior, barrilete, boquilha, abraçadeira e palheta. O instrumento, composto por chaves e orifícios, requer cuidado no seu manuseamento para não estragar nenhuma chave. Principalmente na união do corpo inferior com o corpo superior, requer atenção colocar os orifícios todos no mesmo sentido (virados para cima).
Se o instrumento for novo, pode colocar-se baton nas cortiças (baton próprio), para facilitar a montagem. Com instrumentos usados, não é preciso tanta regularidade no uso da mesma. Por norma, costumo fazer a montagem de baixo para cima (da campânula para a boquilha), mas já vi pessoas a fazerem de forma oposta.
Depois de unir a campânula ao corpo inferior, e o corpo inferior ao corpo superior, está na altura de inserir o barrilete. De seguida, coloca-se a boquilha no barrilete. A boquilha deve ter a parte mais aberta virada para o nosso corpo, e é nessa parte que se coloca a palheta. Para a seleção da palheta e nos primeiros passos no instrumento, costumo recomendar uma palheta de emissão fácil (número 2 ou 2,5). A palheta é colocada na boquilha com o auxílio de uma abraçadeira, ou seja, a abraçadeira ajusta a palheta na boquilha. Neste ponto, a ponta da palheta (parte mais fina) deve ficar bem medida com a ponta da boquilha. Demasiada palheta para cima, pode dificultar a emissão de som, e até pode partir com os lábios.
Na boquilha, pode ser colocada uma pequena almofada, que é o local onde se colocam os dentes da parte superior da boca. Esta pode ser preta ou transparente, e ser mais fina ou mais grossa, dependendo dos gostos. O link a seguir, direciona para um exemplo de almofada para boquilha de clarinete.
Acessórios para clarinete
De seguida, são apresentados alguns acessórios indispensáveis para o clarinetista. Um deles é o pano de limpeza, onde se podem encontrar nas lojas de diversos formatos e cores. O recomendado para não estragar a madeira do instrumento, é a utilização de um pano macio.
O estojo para guardar o instrumento, é outro acessório indispensável. Existem vários modelos, dependendo das preferências do clarinetista. A seguir, podemos observar um exemplo de estojo para clarinete, com alça de ombro ajustável.